Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Catálogo.....

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Divinusable

Divinusable


Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 33
Localização : Porto

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Qui Set 08, 2011 5:53 pm

Olá outra vez,


Reparei que existia um tópico no colecionismo de cristaleira que falava sobre um catálogo. Ia agora sugerir a mesma coisa mas uma vez que o projecto já está ininiado óptimo.

Tem aqui um site com umas aplicações informáticas interessantes para aplicar aos copos (e outros itens), no entanto não tem fotos (seria fácil de adicionar)

www . mygranturismo . net

Funcionalidades:

Catálogo
Registo da Colecção Online
O site compara as colecções dos membros e descobre as trocas potenciais (Podia ser definido que todos os produtos com 2 ou mais na Qtd seriam cruzados na BD para troca).

Existe alguém aqui na comunidade que perceba de informática para nos dizer se é muito difícil fazer uma ferramenta assim?


PS: Optei por abrir aqui este tópico e não continuar o que existia na cristaleira porque penso que o catálogo devia abranger mais produtos para além dos copos.
Divinusable


Última edição por Divinusable em Sáb Set 10, 2011 4:14 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Doli




Mensagens : 134
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 57
Localização : Vale de Cambra

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Sex Set 09, 2011 8:25 am

Olá novamente,

A ideia do catalogo existe a muito tempo, só que é algo que exige muito trabalho para uma pessoa só.
Só com o empenho de vários colecionadores será possivel, mas ainda bem que reabres o assunto pode ser que seja desta que o projecto vá em frente.

Vou analisar a tua sugestão do site.

Cumprimentos
Victor
Ir para o topo Ir para baixo
Divinusable

Divinusable


Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 33
Localização : Porto

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Sáb Set 10, 2011 2:31 am

Mesmo que não haja uma ferramenta informática desenvolvida era importante fazermos algo no picasa ou similar complementado com algo escrito, tipo excel por exemplo. Até porque depois era só passar os dados para a tal ferramenta.
Assim a pessoa podia pesquisar no excel utilizando filtros e depois era só procurar no picasa as fotos que pretendia.


Acho que podíamos fazer um teste para ver se resultava:

Dados do Excel

Copos ou similares (Canecas, etc)

Referência
País (Preenchido com as 3 iniciais em maiusculas em Inglês)
Marca
Modelo (tipo de cerveja dentro da marca) (caso seja do tipo "normal" deve ser usado um "-" para preencher a celula)
Tipo (Caneca, Copo, Bota, etc)
Capacidade (em centilitros. no caso de países que usem outras unidades de medida deve ser escrito essa unidade de medida. Ex: 1/2 pint)
Ano (Caso não seja possível identificar preencher com ?)
Produtor (crisal, rastal, etc) (Caso não seja possível identificar preencher com ?)
Material (Vidro, Plástico, Cerâmica, etc)
Observações (Edições Especiais, Cor especial, gravação em relevo, etc) (Se acham que algum destes deve passar a campo por favor digam)
Link Picasa (para o album do catalogo)

Pode-se ainda inlcuir o tipo de copo: pint, stange, pilsner, goblet, etc, mas na minha opinião existem copos de difícil classificação, o que podia gerar alguma confusão quando se filtrasse por este campo.

A Referência é do tipo

(CPPPMMSSS) onde C - Colecção (Copos, Garrafas, Bases, etc), PPP - País, MM - Marca (em número), SS - Numero sequencial dentro da marca.

Exemplo: CPRT05007 - Diz respeito ao sétimo copo da quinta marca portuguesa, onde o sétimo copo é aquele que foi introduzido em sétimo lugar na BD e a quinta marca portuguesa esta definida numa tabela.

As fotos: Uma em grande plano, Uma que foque a inscrição. Fotos adicionais para destacar pormenores que não sejam comuns e que não sejam vistos nas duas fotos iniciais. O Rui usa areia (acho eu) quando tira as fotos aos copos e parece que ficam bem visiveis, pelo que, na minha opinião todas as fotos deviam ser em areia. Não convem que o fundo tenha muitos pormenores.

Acho que podiamos fazer uma versão teste utilizando por exemplo a marca Tagus (penso que não tem tanto material como a sagres ou a super bock). Depois víamos o que se podia melhorar e se valesse a pena então estenderíamos o projecto a outras marcas.

Bem como gostaria de ajudar e não tenho muitos copos (não tenho nenhum da marca tagus) o que eu sugiro é o seguinte: todos os colecionadores que estiverem interessados neste projecto por favor criem um ficheiro excel com as especificações em cima com o material de copos e similares da marca tagus, assim como 2 fotos conforme dito em cima e enviem para mim. No campo da referencia ponham o nome do ficheiro da foto. Eu encarrego-me de compilar toda a informação, criar uma conta no picasa, colocar os links no ficheiro para essa conta, e por a referência direitinha.

Caso tenham alguma sugestão ou crítica por favor digam. São sempre bem vindas.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Doli




Mensagens : 134
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 57
Localização : Vale de Cambra

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Qua Set 14, 2011 4:42 am

Olá Augusto,

Com base na minha experiência, a minha sugestão é que deves simplificar ao máximo o catálogo, devido a quantidade enorme de copos existentes. Será um trabalho titánico, só possível com a ajuda de vários coleccionadores.
Primeiro esquece o primeiro campo "país", pois só para os copos portugueses já dá pano para mangas e depois os estangeiros se querem catálogos que os façam.
Só copos Lusos existem mais de mil, se vais para os estrangeiros então talvez sejam na ordem de centenas de milhares.
Eu só coleciono os portuguese e quanto a estrangeiros só guardo um por marca, se não tinha de alugar o Convento de Mafra para guardar a colecção. lol!

Um dia que venhas a Vale de Cambra podemos discutir isto melhor.

Um abraço
Victor
Ir para o topo Ir para baixo
Divinusable

Divinusable


Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 33
Localização : Porto

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Qua Set 14, 2011 8:18 pm

Hum...

Acho que tem toda a razão. Vou então tentar encontrar-me consigo primeiro para trocar algumas ideias e depois volto aqui para chatear o pessoal para fazer catálogos.

Abraço,
Augusto
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Doli




Mensagens : 134
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 57
Localização : Vale de Cambra

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Qui Set 15, 2011 10:15 am

Enviei-te uma mensagem pessoal para podermos trocar uma ideias.

Abraço
Victor
Ir para o topo Ir para baixo
IN LOCO

IN LOCO


Mensagens : 85
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 59
Localização : S. Martinho do Porto

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Ter Set 20, 2011 1:58 pm

Estou a tentar criar esse sistema no site da ACCP, vamos ver no que vai dar dentro pouco tempo, agradecia era que os colecionadores depois colocassem as fotos com alguma qualidade.
Para já está em estudo, brevemente vemos no que dá.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.inlocomundodacerveja.com
Divinusable

Divinusable


Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/09/2011
Idade : 33
Localização : Porto

Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1Qui Set 22, 2011 9:54 pm

IN LOCO escreveu:
Estou a tentar criar esse sistema no site da ACCP, vamos ver no que vai dar dentro pouco tempo, agradecia era que os colecionadores depois colocassem as fotos com alguma qualidade.
Para já está em estudo, brevemente vemos no que dá.

Fixe, isso iria facilitar imenso as trocas. Força nisso.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Catálogo..... Empty
MensagemAssunto: Re: Catálogo.....   Catálogo..... Icon_minitime1

Ir para o topo Ir para baixo
 
Catálogo.....
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Catálogo de copos portugueses
» Catalogo de bases espanhol

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Zona dos membros :: Colecionismo no geral-
Ir para: